segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Maranhão na Tela - Cursos e Oficinas

CURSOS
5 Turmas l 460 Vagas

1. PRODUÇÃO EXECUTIVA

 O curso tratará das diferentes formas de se viabilizar e gerir um projeto audiovisual. Apresentará as principais leis de incentivo e editais, além de abordar as principais questões relativas à gestão do projeto.
 CARGA HORÁRIA 16 HORAS
VAGAS 200
DATA 10 e 11 de setembro
HORÁRIO 10h30 às 18h30
LOCAL Teatro Alcione Nazareth
PROFESSORA  - CLÉLIA BESSA
Produtora de cinema e professora de “Produção I” na PUC-Rio. Sempre atuou no audiovisual, passando pelas seguintes empresas:TV Globo, Embrafilme; CTAv – Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura e Synapse Distribuidora. Sócia da Raccord Produções desde 1996, assinou a produção dos filmes: “Desenrola” , de Rosane Svartman, “Cartola”, deLírio Ferreira e Hilton Lacerda, “Cafuné”, deBruno Vianna, “Mais Uma Vez Amor” de Rosane Svartman, “Minha Vida de Menina”, de Helena Soldberg, “Separações”, deDomingos Oliveira; “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”, dePaulo Caldas e Marcelo Luna, “Como Ser Solteiro”, de Rosane Svartman e “Ismael e Adalgisa”, deMalu de Martino. Em TV, produziu a série “Desenrola Aí”,  “Quando Éramos Virgens” (GNT), “Claro que É Rock”, (Mulstishow),“Como Ser Solteiro – A Série”, “Mulheres no Cinema Brasileiro”, “Retratos” e “Registro”, para oCanal Brasil e Multishow, além de mais de 30 programas e em torno de 300 horas para o Canal Futura. Produziu o primeiro canal de fluxo contínuo (stream) para o celular e a primeira websérie voltada para o público adolescente, “Desenrola”, que conta com intensa participação do público.



2. ANÁLISE DO FILME
O curso pretende aprofundar o olhar do público, fazendo uma análise dos principais filmes que serão exibidos no Festival com o objetivo de relacionar os principais aspectos da programação com a história do cinema brasileiro e mundial.
CARGA HORÁRIA 20 HORAS
VAGAS 100
DATA de 12 a 16 de setembro
HORÁRIO 15 às 19h
LOCAL Cine Praia Grande
PROFESSOR  | TADEU CAPISTRANO
Professor do departamento de História da Arte e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ, onde desenvolve pesquisas sobre teoria da imagem e seus campos afins. É doutor em Literatura Comparada pela UERJ, onde realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção com apoio do CNPq e da Columbia University. Possui licenciatura em Letras pela UFES e bacharelado em Cinema pela UFF, onde também realizou mestrado em Comunicação, Imagem e Informação. Além de se dedicar aos trabalhos acadêmicos, também é professor de teoria do cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e curador de mostras de filmes.

3. ANIMAÇÃO


O curso abordará a história da animação e suas principais técnicas, como stop motion, pixilation, animação 2D e animação experimental.
CARGA HORÁRIA 12 HORAS
VAGAS 100
DATA de 08 a 10 de setembro
HORÁRIO 15 às 19h
LOCAL Cine Praia Grande
PROFESSOR  |  ALEXANDRE JURUENA
Diretor e fundador do Anim!Arte – Festival Brasileiro Estudantil de Animação, é professor de animação em escolas, universidades e oficinas itinerantes. Diretor e do vídeoclipe de animação da música “Súplica Cearense” (O Rappa), fez a curadoria de conteúdo audiovisual do projeto Aqualume (evento que realiza projeções de vídeos, animações, fotografias e ilustrações em um telão de água com 20 metros de altura). É Bacharel em Design pela PUC-Rio e pós-graduado em Mídia-Educação. Atualmente, é mestrando em Ciência da Arte (UFF – RJ).
 
4. ROTEIRO
O curso pretende apresentar aos alunos o formato de roteiro e estrutura de projeto documental em suas mais variadas formas de formatação, seja para o cinema ou a televisão.
CARGA HORÁRIA 12 HORAS
VAGAS 30                                                            
DATA de 13 a 15 de setembro
HORÁRIO 18 às 22h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)
PROFESSOR  |  DAVID FRANÇA MENDES
Diretor e roteirista de cinema e TV. Seus trabalhos mais recentes incluem duas adaptações de livros. O longa-metragem “Um Romance de Geração”, que escreveu e dirigiu, baseado no livro homônimo de Sérgio Sant’Anna. E o roteiro do filme “Corações Sujos”, com lançamento previsto para outubro de 2011, dirigido por Vicente Amorim e adaptado do livro de Fernando Moraes. Em TV, seu trabalho mais importante foi a criação da série “Quase Anônimos”, exibida pelo canal Multishow. Escreveu vários longas, curtas, documentários e programas de TV, e, entre outros prêmios, foi finalista do NHK-Sundance Latin America Award. Foi diretor de Criação e Desenvolvimento da produtora Mixer e coordena o Laboratório Estação, projeto de cursos e oficinas. Atualmente, trabalha na adaptação do romance “Estrela Distante”, de Roberto Bolaño, para a RT Features.

5. DIREÇÃO
O objetivo do curso é apresentar aos alunos as diferentes possibilidades de imprimir o olhar do diretor num projeto documental para cinema ou televisão.
CARGA HORÁRIA 12 HORAS
VAGAS 30
DATA de 07 a 09 de setembro
HORÁRIO 18 às 22h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)
PROFESSOR  |  LUIZ ANTONIO PILAR
Diretor de novelas e minisséries da Rede Globo. Dirigiu “A Casa das Sete Mulheres”, “Brava Gente”, “O Sítio do Picapau Amarelo”, “Por Toda a Minha Vida”, entre muitos outros. Seus últimos trabalhos incluem a transmissão do carnaval carioca para a TV Globo com a realização de um mini documentário, de 2 minutos, para cada uma das 12 escolas de samba; direção do Quadro Especial “Enxoval de Noiva”, para o Programa TV XUXA; direção geral do show “E a gente sonhando…”; direção da turnê nacional de lançamento do disco de Mílton Nascimento em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador; direção e produção do filme documentário de longa metragem “Remoção”.

OFICINAS 
5 Turmas l 320 Vagas

1. OFICINA DE VÍDEO DE BAIXO ORÇAMENTO
A oficina pretende apresentar aos alunos as mais diversas possibilidades de produção com apenas uma câmera de celular. A ideia é trabalhar a questão da autoria, independentemente do suporte. Será realizado um filme a ser apresentado na sessão de encerramento do festival.
PROFESSOR CHRISTIAN CASELLI
VAGAS 30
DATA de 07 a 09/09 e de 12 a 16/09
HORÁRIO 14 às 18h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)


2. OFICINA DE ANIMAÇÃO DE BOLSO
A partir da técnica do stop motion, a oficina terá como tema o meio ambiente e a cultura maranhense, usando bonecos e elementos da natureza.
PROFESSOR ALEXANDRE JURUENA e GABRIELA HORTA (diretores e fundadores do Festival Anim!Arte, Festival Brasileiro Estudantil de Animação)
CARGA HORÁRIA 9 HORAS
VAGAS 60
DATA 08 a 10 de setembro
HORÁRIO 10 às 13h
LOCAL Galeria (ODYLO)

3. OFICINA DE FOTOGRAFIA
 Noções técnicas para a fotografia em vídeo.
PROFESSOR VICENTE SIMÃO JUNIOR (diretor de cena e fotografia de filmes publicitários e documentários)
CARGA HORÁRIA 8 HORAS
VAGAS 30
DATA 10 e 11 de setembro
HORÁRIO 14 às 18h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)



4. OFICINA DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

 A oficina tem o objetivo de apresentar cases de sucesso em empreendedorismo cultural, além de estimular os participantes a empreenderem seus projetos, abordando os melhores caminhos no Maranhão.
PROFESSOR  ANDRÉ LOBÃO, HILDENÊ MAIA e SOCORRO ABREU (SEBRAE-MA)
CARGA HORÁRIA 4 HORAS
VAGAS 100
DATA 07 e 08 de setembro
HORÁRIO 16 às 18h
LOCAL Teatro Alcione Nazareth

5 . OFICINA DE EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL 
A oficina tem o objetivo apresentar as vantagens, para o produtor cultural, de abrir uma empresa individual e as principais características da modalidade.
PROFESSOR ANDRÉ LOBÃO, HILDENÊ MAIA e SOCORRO ABREU (SEBRAE-MA)
CARGA HORÁRIA 2 HORAS
VAGAS 100
DATA 09 de setembro
HORÁRIO 16 às 18h
LOCAL Teatro Alcione Nazareth

 






Maranhão na Tela - Inscrições abertas

Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual em São Luís, o festival de cinema Maranhão na Tela 2011, que é apresentado pela Eletrobras Furnas e patrocinado pela Vale, oferece ao público maranhense 1080 vagas gratuitas de capacitação na área de cinema. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira, 29/08, e vão até a sexta-feira, 02/09, no SEBRAE do Centro (Praça Dom Pedro II), das 14 às 18h. As aulas serão ministradas durante o festival, que acontecerá de 6 a 16 de setembro, no Centro de Criatividade Odylo Costa,filho. Programação imperdível para o mês de aniversário de 399 anos de São Luís, para quem pretende unir diversão e conhecimento. Serão oferecidas vagas para curso de produção executiva (200); análise do filme (100); animação (100); curso de roteiro (30); curso de direção (30); oficina de vídeo de baixo orçamento (30); oficina de animação de bolso (60); oficina de fotografia (30); oficina de empreendedorismo cultural (100); oficina de empreendedorismo individual (100). Debates sobre o negro no cinema (100); cinema de animação (100) e distribuição independente (100). Para a oficina de animação de bolso, as vagas serão disponibilizadas para o público presente no festival. A capacitação é uma oportunidade de aprendizado para quem pretende iniciar no mundo do cinema e também para os veteranos, com conteúdos que contemplam a viabilização e gestão de projetos audiovisuais, análise de filme, técnicas de animação, formatação de roteiro e direção de vídeo.

domingo, 14 de agosto de 2011

Never let me go


Never Let Me Go é uma obra inspirada no livro do escritor japonês Kazuo Ishiguro, intitulado  como “Não me abandone jamais”. O mesmo autor foi reconhecido pelo belo trabalho em “Vestígios do Dia”. A direção cinematográfica do filme conta com Mark Romanek (de “Retratos de uma Obsessão”) e retrata de forma melancólica e nostálgica o amor e o destino que cercam a vida de três estudantes do Colégio Interno Hailsham, no interior da Inglaterra. O drama utiliza-se da ficcção científica para relatar esses seres pré-destinados a um triste desígnio. A narrativa se inicia quando Kathy (Carey Mulligan, de Educação), Tommy (Andrew Garfield, de Rede social”) e Ruth (Keira Knightley, de Desejo e Reparação) ainda jovens, vivem aparentemente em total equilíbrio e harmonia, numa escola tradicionalista. Órfãos, todos estão prestes a viver um segredo para o qual suas vidas foram reservadas. O clima juvenil, à princípio, revela o quanto em nossas vidas a juventude influencia nos meios pelos quais iremos caminhar, quais destinos iremos traçar e viver em Hailsham elimina todas essas possibilidades, pois muitos desses estudantes não terão a possibilidade de escolher seus próprios destinos. Conviver com a dor da perda e a morte ainda é um marco que, para sempre, tentaremos suavizar com o passar de nossas vidas, embora todas as tentativas sejam em vão. Não me abandone jamais tem uma trilha sonora belíssima assinada pela inglesa Rachel Portman, responsável por trilhas como Chocolate, Regras da Vida, Oliver Twist, A Casa do Lago, Emma, este último venceu o Oscar da categoria. Confiram no link para download! 
The perfect quote: "It had never occurred to me that our lives, which had been so closely interwoven, could unravel with such speed. If I'd known, maybe I'd have kept tighter hold of them and not let unseen tides pull us apart" 

 Soundtrack List


1. The Pier
2. Main Titles
3. Bumper Crop
4. To The Cottages
5. The Boat
6. Madame Is Coming
7. Ruth’s Betrayal
8. Making Tea
9. Evening Visit
10. Kathy And Tommy
11. Kathy Watches Behind Screen
12. Life As A Carer
13. Kingsfield Recovery Centre
14. Unseen Tides
15. The Worst Thing I Ever Did
16. Souls At All
17. We All Complete
18. Hailsham School Song
19. Never Let Me Go






 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...