segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Maranhão na Tela - Cursos e Oficinas

CURSOS
5 Turmas l 460 Vagas

1. PRODUÇÃO EXECUTIVA

 O curso tratará das diferentes formas de se viabilizar e gerir um projeto audiovisual. Apresentará as principais leis de incentivo e editais, além de abordar as principais questões relativas à gestão do projeto.
 CARGA HORÁRIA 16 HORAS
VAGAS 200
DATA 10 e 11 de setembro
HORÁRIO 10h30 às 18h30
LOCAL Teatro Alcione Nazareth
PROFESSORA  - CLÉLIA BESSA
Produtora de cinema e professora de “Produção I” na PUC-Rio. Sempre atuou no audiovisual, passando pelas seguintes empresas:TV Globo, Embrafilme; CTAv – Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura e Synapse Distribuidora. Sócia da Raccord Produções desde 1996, assinou a produção dos filmes: “Desenrola” , de Rosane Svartman, “Cartola”, deLírio Ferreira e Hilton Lacerda, “Cafuné”, deBruno Vianna, “Mais Uma Vez Amor” de Rosane Svartman, “Minha Vida de Menina”, de Helena Soldberg, “Separações”, deDomingos Oliveira; “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”, dePaulo Caldas e Marcelo Luna, “Como Ser Solteiro”, de Rosane Svartman e “Ismael e Adalgisa”, deMalu de Martino. Em TV, produziu a série “Desenrola Aí”,  “Quando Éramos Virgens” (GNT), “Claro que É Rock”, (Mulstishow),“Como Ser Solteiro – A Série”, “Mulheres no Cinema Brasileiro”, “Retratos” e “Registro”, para oCanal Brasil e Multishow, além de mais de 30 programas e em torno de 300 horas para o Canal Futura. Produziu o primeiro canal de fluxo contínuo (stream) para o celular e a primeira websérie voltada para o público adolescente, “Desenrola”, que conta com intensa participação do público.



2. ANÁLISE DO FILME
O curso pretende aprofundar o olhar do público, fazendo uma análise dos principais filmes que serão exibidos no Festival com o objetivo de relacionar os principais aspectos da programação com a história do cinema brasileiro e mundial.
CARGA HORÁRIA 20 HORAS
VAGAS 100
DATA de 12 a 16 de setembro
HORÁRIO 15 às 19h
LOCAL Cine Praia Grande
PROFESSOR  | TADEU CAPISTRANO
Professor do departamento de História da Arte e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ, onde desenvolve pesquisas sobre teoria da imagem e seus campos afins. É doutor em Literatura Comparada pela UERJ, onde realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção com apoio do CNPq e da Columbia University. Possui licenciatura em Letras pela UFES e bacharelado em Cinema pela UFF, onde também realizou mestrado em Comunicação, Imagem e Informação. Além de se dedicar aos trabalhos acadêmicos, também é professor de teoria do cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e curador de mostras de filmes.

3. ANIMAÇÃO


O curso abordará a história da animação e suas principais técnicas, como stop motion, pixilation, animação 2D e animação experimental.
CARGA HORÁRIA 12 HORAS
VAGAS 100
DATA de 08 a 10 de setembro
HORÁRIO 15 às 19h
LOCAL Cine Praia Grande
PROFESSOR  |  ALEXANDRE JURUENA
Diretor e fundador do Anim!Arte – Festival Brasileiro Estudantil de Animação, é professor de animação em escolas, universidades e oficinas itinerantes. Diretor e do vídeoclipe de animação da música “Súplica Cearense” (O Rappa), fez a curadoria de conteúdo audiovisual do projeto Aqualume (evento que realiza projeções de vídeos, animações, fotografias e ilustrações em um telão de água com 20 metros de altura). É Bacharel em Design pela PUC-Rio e pós-graduado em Mídia-Educação. Atualmente, é mestrando em Ciência da Arte (UFF – RJ).
 
4. ROTEIRO
O curso pretende apresentar aos alunos o formato de roteiro e estrutura de projeto documental em suas mais variadas formas de formatação, seja para o cinema ou a televisão.
CARGA HORÁRIA 12 HORAS
VAGAS 30                                                            
DATA de 13 a 15 de setembro
HORÁRIO 18 às 22h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)
PROFESSOR  |  DAVID FRANÇA MENDES
Diretor e roteirista de cinema e TV. Seus trabalhos mais recentes incluem duas adaptações de livros. O longa-metragem “Um Romance de Geração”, que escreveu e dirigiu, baseado no livro homônimo de Sérgio Sant’Anna. E o roteiro do filme “Corações Sujos”, com lançamento previsto para outubro de 2011, dirigido por Vicente Amorim e adaptado do livro de Fernando Moraes. Em TV, seu trabalho mais importante foi a criação da série “Quase Anônimos”, exibida pelo canal Multishow. Escreveu vários longas, curtas, documentários e programas de TV, e, entre outros prêmios, foi finalista do NHK-Sundance Latin America Award. Foi diretor de Criação e Desenvolvimento da produtora Mixer e coordena o Laboratório Estação, projeto de cursos e oficinas. Atualmente, trabalha na adaptação do romance “Estrela Distante”, de Roberto Bolaño, para a RT Features.

5. DIREÇÃO
O objetivo do curso é apresentar aos alunos as diferentes possibilidades de imprimir o olhar do diretor num projeto documental para cinema ou televisão.
CARGA HORÁRIA 12 HORAS
VAGAS 30
DATA de 07 a 09 de setembro
HORÁRIO 18 às 22h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)
PROFESSOR  |  LUIZ ANTONIO PILAR
Diretor de novelas e minisséries da Rede Globo. Dirigiu “A Casa das Sete Mulheres”, “Brava Gente”, “O Sítio do Picapau Amarelo”, “Por Toda a Minha Vida”, entre muitos outros. Seus últimos trabalhos incluem a transmissão do carnaval carioca para a TV Globo com a realização de um mini documentário, de 2 minutos, para cada uma das 12 escolas de samba; direção do Quadro Especial “Enxoval de Noiva”, para o Programa TV XUXA; direção geral do show “E a gente sonhando…”; direção da turnê nacional de lançamento do disco de Mílton Nascimento em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador; direção e produção do filme documentário de longa metragem “Remoção”.

OFICINAS 
5 Turmas l 320 Vagas

1. OFICINA DE VÍDEO DE BAIXO ORÇAMENTO
A oficina pretende apresentar aos alunos as mais diversas possibilidades de produção com apenas uma câmera de celular. A ideia é trabalhar a questão da autoria, independentemente do suporte. Será realizado um filme a ser apresentado na sessão de encerramento do festival.
PROFESSOR CHRISTIAN CASELLI
VAGAS 30
DATA de 07 a 09/09 e de 12 a 16/09
HORÁRIO 14 às 18h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)


2. OFICINA DE ANIMAÇÃO DE BOLSO
A partir da técnica do stop motion, a oficina terá como tema o meio ambiente e a cultura maranhense, usando bonecos e elementos da natureza.
PROFESSOR ALEXANDRE JURUENA e GABRIELA HORTA (diretores e fundadores do Festival Anim!Arte, Festival Brasileiro Estudantil de Animação)
CARGA HORÁRIA 9 HORAS
VAGAS 60
DATA 08 a 10 de setembro
HORÁRIO 10 às 13h
LOCAL Galeria (ODYLO)

3. OFICINA DE FOTOGRAFIA
 Noções técnicas para a fotografia em vídeo.
PROFESSOR VICENTE SIMÃO JUNIOR (diretor de cena e fotografia de filmes publicitários e documentários)
CARGA HORÁRIA 8 HORAS
VAGAS 30
DATA 10 e 11 de setembro
HORÁRIO 14 às 18h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)



4. OFICINA DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

 A oficina tem o objetivo de apresentar cases de sucesso em empreendedorismo cultural, além de estimular os participantes a empreenderem seus projetos, abordando os melhores caminhos no Maranhão.
PROFESSOR  ANDRÉ LOBÃO, HILDENÊ MAIA e SOCORRO ABREU (SEBRAE-MA)
CARGA HORÁRIA 4 HORAS
VAGAS 100
DATA 07 e 08 de setembro
HORÁRIO 16 às 18h
LOCAL Teatro Alcione Nazareth

5 . OFICINA DE EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL 
A oficina tem o objetivo apresentar as vantagens, para o produtor cultural, de abrir uma empresa individual e as principais características da modalidade.
PROFESSOR ANDRÉ LOBÃO, HILDENÊ MAIA e SOCORRO ABREU (SEBRAE-MA)
CARGA HORÁRIA 2 HORAS
VAGAS 100
DATA 09 de setembro
HORÁRIO 16 às 18h
LOCAL Teatro Alcione Nazareth

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...