terça-feira, 30 de outubro de 2012

Intocáveis - Intouchables

Intocáveis (Intouchables), de 2011, obteve a extasiante segunda maior bilheteria da história do cinema francês, em torno de 20 milhões. Dirigido pelos diretores Olivier Nakache e Éric Toledano, o filme foi inspiração de um fato real, narrado em O Segundo Suspiro (Le second Souffle), publicado em 2001. Um livro de memórias de Philippe Pozzo Di Borgo, ex-diretor da empresa de champanhe Pommery, herdeiro de uma família aristocrática francesa, após o acidente de parapente que o deixou tetraplégico e a relação com Abdel Sellou, um ex-presidiário argelino que se tornou seu acompanhante, desde então.
Nessa obra cinematográfica, toca-se em seres tanto extremos quanto enriquecedores. Mas a sensibilidade aqui se torna um instrumento de partida e não de chegada. Philippe, milionário e colecionador de arte (François Cluzer), engaja-se na busca de um empregado que o auxiliasse nos afazeres diários, já que se encontra imobilizado do pescoço aos pés e tarefas simples como atender ao telefone o torna extremamente dependente de outrem. Encontra em Driss (Omar Sy), um forte candidato e estipula o prazo de um mês de experiência, embora afirmando que o mesmo não tem plenas condições de perdurar nem por duas longas semanas. A razão da escolha pode ser um conjunto de atributos, um deles seria o próprio desinteresse pela vaga. Driss, recém-saído da prisão, só precisa de uma assinatura que comprove a ida à entrevista de emprego para que assim receba o auxílio financeiro cedido pelo Estado a indivíduos na mesma situação. Driss representa aqueles que vêm das banlieues, os subúrbios racialmente abstraídos de grandes cidades, como Paris. A magistral atuação desses dois atores, além de ter rendido a Sy um prêmio César, primeiro ator negro a conseguir tal feito, também põe em voga a tensão racial vivida na Europa, onde há segregação social entre brancos e descendentes de imigrantes procedentes de ex-colônias. A previsível ausência de piedade é o que estreita essa relação, onde Driss sempre esquece e persiste em entregar o telefone celular a Philippe quando toca. Um ato simples que diz tudo. Há incompletude nessas vidas e Philippe tenta a contemplar através da arte, da boa música, clássica, diga-se de passagem, e não hesita em apresentar esse olhar ao companheiro. Numa exposição de arte, Philippe fica pouco mais de duas horas contemplando uma obra que figurava o respingo de sangue num background branco. Driss não entende o porquê daquilo e ainda assim quando se paga mais de quarenta mil euros para exibir a obra em casa. Há constante troca entre esses dois seres únicos os quais convivem em plena harmonia, ao ar livre e até em saltos de parapente. Naquele momento, os extremos não enxergavam distinção social, cultural e muito menos financeira. A completude nessa relação belíssima se dá pelo valor e respeito ao outro, uma amizade que nada tem de improvável e sim do que é simples e verdadeiro. Seguem o trailler e a música Feeling Good, da grande Nina Simone.









5 comentários:

  1. Lamentei muito não ter visto esse filme que, ao que parece, pode estragar a festa de "Amour" no Oscar 2013.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Brenno, se quiser, disponibilizo pra vc, é imperdível! Você, como um notável amante do cinema, deve apreciar, certamente!

    ResponderExcluir
  4. Lindo blog! Vou acompanhar as dicas dos filmes. Obrigada pela visita ao nosso blog, Mirelle. bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse filme...e Nina Simone na trilha?impagável!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...