quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Pele que Habito


Almodóvar presenteia-nos com mais uma película engrandecida de mistérios, através de um roteiro surpreendente e expansivo, cuja inspiração, dentre outras, veio de Mygale, livro de Thierry Jonquet, de 1984. O livro descreve uma história de vingança doentia em três pilares narrativos principais: o cirurgião plástico renomado, Richard Lafargue, mantém uma relação bizarra e um tanto estranha com sua esposa, pois a tranca em seu quarto todas as noites depois de lhe administrar uma dose de ópio; Vincent Moreau é um criminoso de quinta que tenta se recuperar de um tiro que levou na perna em virtude de um assalto mal sucedido a um banco que foi finalizado com o assassinato de um policial; a terceira personagem é raptada e presa a uma parede com correntes. São imagens e sequências que realmente se interligam de alguma forma com A Pele que Habito, muito embora o sentido ou a lógica fujam à princípio, mas há um fio que entrelaça suas meras histórias. 
Após um hiato de 22 longos anos, desde os filmes A Lei do Desejo (1987) e Ata-Me (1990), os quais foram cruciais para sua projeção internacional, Antonio Banderas retorna à tela colorida e sinuosa de Almodóvar, em belíssima atuação, diga-se de passagem. Banderas interpreta Robert Ledgard, um cirurgião plástico que desenvolve um tipo de pele revolucionária, resistente ao fogo e à malária, após a morte de sua esposa que sofreu um grave acidente, permanecendo por alguns dias ainda viva, porém sem forças suficientes para sobreviver às sequelas das queimaduras que a fincaram por toda pele. A busca de Robert se torna doentia e insaciável, não é mera coincidência fazer a justa alusão ao personagem Dr. Frankenstein, de Mary Shelley, já que se observa um ser que tenta transcender limites não só por ambição, mas por superação, embora seja por um culpa da qual jamais terá a chance de se livrar. Há ainda outros elementos drásticos e bizarros que estreitam a relação dramática na trama, como o estupro da filha de Robert (Blanca Suaárez), que vivia enclausurada em casa, recebendo cuidados psicológicos e na primeira chance de se socializar, sofre o devido abuso. Tal acontecimento propulsiona um mergulho ainda mais intenso na confusão emocional do protagonista, inicia-se daí mais uma busca, só que vingativamente implacável e concretizada com atitudes que beiram a insanidade e por que não a insensatez? Outra personagem cuja identidade e aparição se tornam mais que misteriosas, é Vera (Elena Anaya), uma cobaia prisioneira do cirurgião num luxuoso bunker, em que é vistoriada 24 horas por dia. A atriz Elena Anaya já atuou antes, no belíssimo Fale com ela, de Almodóvar.
Mais detalhes serão inúteis perante à grande obra cinematográfica apresentada, simplesmente majestosa, peculiar e surpreendente! Vale a pena conferir também a trilha sonora incrível. O momento auge é quando há a interpretação de Buika, da música "Por el amor de amar", perfeita! Abaixo os álbuns 1 e 2, trilha sonora completa do filme com os links pra fazer o download!

“Quiero la luz del sol
También quiero el azul del cielo en el mar
Quiero mas sin fin
para no tener nunca que terminar
como la flor feliz de ver como nace la flor
Hoy mi sombra se deshace como el viento”



Tracklist

01-Los vestidos desgarrados (2:34)

02-Tema de vera (2:26)

03-El cigarral (3:46)

04-La convivencia (1:22)

05-El asalto del hombre tigre (7:36)

06-Between the bars (3:05)

07-Shades of marble (5:52)

08-Por el amor de Amar (2:40)

09-Una patada en los huevos (1:47)

10-Prometeo encadenado (5:01)

11-La pared transparente (2:21)

12-En el calor de la noche (5:59)

13-Libertad vigilada (2:36)

14-Pequena flor (3:06)

15-Se me hizo fácil (4:05)

16-Duelo final (8:00)

17-Tributo a cormack MC Carthy (1:33)

18-Rojo y negro (4:04)

19-La pared-diario (1:20)

20-Créditos - La identidad inaccesible (3:57)


Download:










 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Wings of Desire - City of Angels

Do latim, angelus, mensageiro, os anjos são seres celestiais, dotados de uma beleza delicada e de um forte brilho, além de representarem inocência e virtude. São muito bem representados em obras cinematográficas, tais como “Asas do Desejo” (Wings of Desire) e “Cidade dos Anjos” (City of Angels). De 1987, o primeiro se remete ao pós-guerra, em Berlim. Dois anjos vagam pela cidade, invisíveis aos mortais, leem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Contudo, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um ser mortal, cuja percepção do mundo não se limite à imortalidade. Tocar, sentir o mar aos seus pés, o gosto, o cheiro, a dor, onde cada motivação sinestésica não se resuma a um segundo, mas se eternize na mortalidade. Amar o outro se torna limitado sem que isso seja sentido. Assim, em “Cidade dos Anjos" (1998), Seth (Nicolas Cage), conduzido à Terra para o resgate de um paciente pronto para fazer passagem, apaixona-se por uma médica Meg (Meg Ryan), a qual perde o paciente na mesa de cirurgia e sofre por não conseguir lidar com a frustração. Seth decide assumir a mortalidade ao lado de Meg, com todas as prováveis e supreendentes consequências. O mais interessante na película é perceber o quanto pequenos detalhes e prazeres são, em alguns momentos, ignorados por nós, em decorrência do ritmo, da velocidade a qual somos submetidos todos os dias, ou mesmo do estado anestésico em que nos encontramos: o simples olhar ao pôr-do-sol, o mergulho no mar, sentir o calor do sol, o toque por entre os dedos, a dor, até o sangue que escorre e estanca, são sensações dignas de um ser mortal, muito embora pareçamos ineficientes ao ponto de sentir-las com plenitude. Acredito que por mais simples que seja, essa deva ser uma busca diária, a todo momento, a cada suspiro.



City of Angels soundtrack list

1. If God Will Send His Angels / U2
2. Uninvited / ALANIS MORISSETTE
3. Red House / JIMI HENDRIX
4. Feelin` Love / PAULA COLE
5. Mama, You Got a Daughter / JOHN LEE HOOKER
6. Angel / SARAH MCLACHLAN
7. Iris / GOO GOO DOLLS
8. I Grieve / PETER GABRIEL
9. I Know / JUDE
10. Further On Up The Road / ERIC CLAPTON
11. An Angel Falls / GABRIEL YARED
12. The Unfeeling Kiss / GABRIEL YARED
13. Spreading Wings / GABRIEL YARED
14. City Of Angels / GABRIEL YARED










O video abaixo não faz parte da trilha sonora do filme “Cidade dos Anjos”, uma falta lastimável já que “Stay, far away, so close” simplesmente traduz com perfeição as palavras que se remetem a um anjo.  A figura do mesmo é retratada durante todo o clipe, como sinônimo de confiança, segurança companheirismo e zelo. Simplesmente perfeito!


"Luzes vermelhas, manhãs cinzas
Você desvia de todos no chão
Um vampiro ou uma vítima
Isto depende de quem está em volta
Você acostumou ficar na vigília oposta
Você podia sincronizar lábios para contar
E se você enxerga, você enxerga através de mim
E quando você fala, isto não é para mim
E quando eu toco você, você não sente nada
Se eu pudesse ficar então a noite abandonaria você
Fique e o dia manteria esta confiança
Fique e a noite se manteria viva
Distante, tão perto..."

domingo, 23 de outubro de 2011

127 Hours


A história real do aventureiro Aron Ralston é intensamente vivida na tela através das lentes meramente ajustadas pelo diretor inglês Danny Boile, premiado como melhor diretor pelo Academy Awards, em 2009. Conhecido pelas obras Trainspotting (1996), Quem quer ser um milionário? (2009) entre outras, não perde seu brilhantismo em 127 Horas (2010). Surpreendentemente interpretado por James Franco, Ralston tem o toque aventureiro em cada passo dado de sua vida. Em um final de semana comum, ele se ocupa com a prática de escalar montanhas, mas é surpreendido por um fato inusitado: ao cair numa fenda, seu braço direito fica preso em uma rocha, num cânion, em Utah. Aqui começa uma verdadeira e incansável jornada contra o tempo e a favor da vida. Cronometrados minutos e segundos, através dos apetrechos tecnológicos de Aron, cada registro feito pelas lentes da câmera proporcionava uma reflexão agonizante de sua vida. Registros que beiravam o delírio, em alguns momentos, faziam de Aron uma criatura mínima diante de um mundo extraordinário aos seus olhos: memórias da infância, família, amigos, tudo se resume ao amor que existe incondicional aos seus. O tempo se resumia às 127 horas que conseguia transcender seus limites e encontrar a paz nessas memórias. Um homem que sempre transpirou pelo mundo sem limites, agora encontra a impotência de seus próprios atos, limitado, solitário. Num ato de coragem, Aron, inexplicavelmente, amputa seu braço e retorna mais vivo que nunca à vida. 127 Horas se transforma numa batalha interna que resulta em um grande êxito, num ínterim inusitado e, ao mesmo tempo, apaixonante! É Lutar quando o destino te desafia! Jamais deixe as pessoas que ama sem dizê-las ao menos que são essenciais em sua vida! Com a trilha de A.R. Rahman, é quase impossível não apreciar essa obra maravilhosa. Abaixo, a soundtrack list com o link disponível para download. Frase do filme para reflexão: "Todas a coisas do mundo me levaram a esse ponto". Difícil fugir do destino, hã? Vale a pena conferir!


Soundtrack List

1. Never Hear Surf Music Again – Free Blood
2. The Canyon – A.R. Rahman
3. Liberation Begins – A.R. Rahman
4. Touch of the Sun – A.R. Rahman
5. Lovely Day – Bill Withers
6. Chopin:  Nocturne No. 2 in E flat, Op. 9 No. 2
7. Ca Plane Pour Moi – Plastic Bertrand
8. Liberation In A Dream – A.R. Rahman
9. If You Love Me (Really Love Me) – Esther Phillips
10. Acid Darbari – A.R. Rahman
11. R.I.P. – A.R. Rahman
12. Liberation – A.R. Rahman
13. Festival – Sigur Ros
14. If I Rise – Dido / A.R. Rahman

Download Link:


Senha: alextfe26














segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Maranhão na Tela - Cursos e Oficinas

CURSOS
5 Turmas l 460 Vagas

1. PRODUÇÃO EXECUTIVA

 O curso tratará das diferentes formas de se viabilizar e gerir um projeto audiovisual. Apresentará as principais leis de incentivo e editais, além de abordar as principais questões relativas à gestão do projeto.
 CARGA HORÁRIA 16 HORAS
VAGAS 200
DATA 10 e 11 de setembro
HORÁRIO 10h30 às 18h30
LOCAL Teatro Alcione Nazareth
PROFESSORA  - CLÉLIA BESSA
Produtora de cinema e professora de “Produção I” na PUC-Rio. Sempre atuou no audiovisual, passando pelas seguintes empresas:TV Globo, Embrafilme; CTAv – Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura e Synapse Distribuidora. Sócia da Raccord Produções desde 1996, assinou a produção dos filmes: “Desenrola” , de Rosane Svartman, “Cartola”, deLírio Ferreira e Hilton Lacerda, “Cafuné”, deBruno Vianna, “Mais Uma Vez Amor” de Rosane Svartman, “Minha Vida de Menina”, de Helena Soldberg, “Separações”, deDomingos Oliveira; “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”, dePaulo Caldas e Marcelo Luna, “Como Ser Solteiro”, de Rosane Svartman e “Ismael e Adalgisa”, deMalu de Martino. Em TV, produziu a série “Desenrola Aí”,  “Quando Éramos Virgens” (GNT), “Claro que É Rock”, (Mulstishow),“Como Ser Solteiro – A Série”, “Mulheres no Cinema Brasileiro”, “Retratos” e “Registro”, para oCanal Brasil e Multishow, além de mais de 30 programas e em torno de 300 horas para o Canal Futura. Produziu o primeiro canal de fluxo contínuo (stream) para o celular e a primeira websérie voltada para o público adolescente, “Desenrola”, que conta com intensa participação do público.



2. ANÁLISE DO FILME
O curso pretende aprofundar o olhar do público, fazendo uma análise dos principais filmes que serão exibidos no Festival com o objetivo de relacionar os principais aspectos da programação com a história do cinema brasileiro e mundial.
CARGA HORÁRIA 20 HORAS
VAGAS 100
DATA de 12 a 16 de setembro
HORÁRIO 15 às 19h
LOCAL Cine Praia Grande
PROFESSOR  | TADEU CAPISTRANO
Professor do departamento de História da Arte e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ, onde desenvolve pesquisas sobre teoria da imagem e seus campos afins. É doutor em Literatura Comparada pela UERJ, onde realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção com apoio do CNPq e da Columbia University. Possui licenciatura em Letras pela UFES e bacharelado em Cinema pela UFF, onde também realizou mestrado em Comunicação, Imagem e Informação. Além de se dedicar aos trabalhos acadêmicos, também é professor de teoria do cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e curador de mostras de filmes.

3. ANIMAÇÃO


O curso abordará a história da animação e suas principais técnicas, como stop motion, pixilation, animação 2D e animação experimental.
CARGA HORÁRIA 12 HORAS
VAGAS 100
DATA de 08 a 10 de setembro
HORÁRIO 15 às 19h
LOCAL Cine Praia Grande
PROFESSOR  |  ALEXANDRE JURUENA
Diretor e fundador do Anim!Arte – Festival Brasileiro Estudantil de Animação, é professor de animação em escolas, universidades e oficinas itinerantes. Diretor e do vídeoclipe de animação da música “Súplica Cearense” (O Rappa), fez a curadoria de conteúdo audiovisual do projeto Aqualume (evento que realiza projeções de vídeos, animações, fotografias e ilustrações em um telão de água com 20 metros de altura). É Bacharel em Design pela PUC-Rio e pós-graduado em Mídia-Educação. Atualmente, é mestrando em Ciência da Arte (UFF – RJ).
 
4. ROTEIRO
O curso pretende apresentar aos alunos o formato de roteiro e estrutura de projeto documental em suas mais variadas formas de formatação, seja para o cinema ou a televisão.
CARGA HORÁRIA 12 HORAS
VAGAS 30                                                            
DATA de 13 a 15 de setembro
HORÁRIO 18 às 22h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)
PROFESSOR  |  DAVID FRANÇA MENDES
Diretor e roteirista de cinema e TV. Seus trabalhos mais recentes incluem duas adaptações de livros. O longa-metragem “Um Romance de Geração”, que escreveu e dirigiu, baseado no livro homônimo de Sérgio Sant’Anna. E o roteiro do filme “Corações Sujos”, com lançamento previsto para outubro de 2011, dirigido por Vicente Amorim e adaptado do livro de Fernando Moraes. Em TV, seu trabalho mais importante foi a criação da série “Quase Anônimos”, exibida pelo canal Multishow. Escreveu vários longas, curtas, documentários e programas de TV, e, entre outros prêmios, foi finalista do NHK-Sundance Latin America Award. Foi diretor de Criação e Desenvolvimento da produtora Mixer e coordena o Laboratório Estação, projeto de cursos e oficinas. Atualmente, trabalha na adaptação do romance “Estrela Distante”, de Roberto Bolaño, para a RT Features.

5. DIREÇÃO
O objetivo do curso é apresentar aos alunos as diferentes possibilidades de imprimir o olhar do diretor num projeto documental para cinema ou televisão.
CARGA HORÁRIA 12 HORAS
VAGAS 30
DATA de 07 a 09 de setembro
HORÁRIO 18 às 22h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)
PROFESSOR  |  LUIZ ANTONIO PILAR
Diretor de novelas e minisséries da Rede Globo. Dirigiu “A Casa das Sete Mulheres”, “Brava Gente”, “O Sítio do Picapau Amarelo”, “Por Toda a Minha Vida”, entre muitos outros. Seus últimos trabalhos incluem a transmissão do carnaval carioca para a TV Globo com a realização de um mini documentário, de 2 minutos, para cada uma das 12 escolas de samba; direção do Quadro Especial “Enxoval de Noiva”, para o Programa TV XUXA; direção geral do show “E a gente sonhando…”; direção da turnê nacional de lançamento do disco de Mílton Nascimento em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador; direção e produção do filme documentário de longa metragem “Remoção”.

OFICINAS 
5 Turmas l 320 Vagas

1. OFICINA DE VÍDEO DE BAIXO ORÇAMENTO
A oficina pretende apresentar aos alunos as mais diversas possibilidades de produção com apenas uma câmera de celular. A ideia é trabalhar a questão da autoria, independentemente do suporte. Será realizado um filme a ser apresentado na sessão de encerramento do festival.
PROFESSOR CHRISTIAN CASELLI
VAGAS 30
DATA de 07 a 09/09 e de 12 a 16/09
HORÁRIO 14 às 18h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)


2. OFICINA DE ANIMAÇÃO DE BOLSO
A partir da técnica do stop motion, a oficina terá como tema o meio ambiente e a cultura maranhense, usando bonecos e elementos da natureza.
PROFESSOR ALEXANDRE JURUENA e GABRIELA HORTA (diretores e fundadores do Festival Anim!Arte, Festival Brasileiro Estudantil de Animação)
CARGA HORÁRIA 9 HORAS
VAGAS 60
DATA 08 a 10 de setembro
HORÁRIO 10 às 13h
LOCAL Galeria (ODYLO)

3. OFICINA DE FOTOGRAFIA
 Noções técnicas para a fotografia em vídeo.
PROFESSOR VICENTE SIMÃO JUNIOR (diretor de cena e fotografia de filmes publicitários e documentários)
CARGA HORÁRIA 8 HORAS
VAGAS 30
DATA 10 e 11 de setembro
HORÁRIO 14 às 18h
LOCAL Sala Multimídia (ODYLO)



4. OFICINA DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

 A oficina tem o objetivo de apresentar cases de sucesso em empreendedorismo cultural, além de estimular os participantes a empreenderem seus projetos, abordando os melhores caminhos no Maranhão.
PROFESSOR  ANDRÉ LOBÃO, HILDENÊ MAIA e SOCORRO ABREU (SEBRAE-MA)
CARGA HORÁRIA 4 HORAS
VAGAS 100
DATA 07 e 08 de setembro
HORÁRIO 16 às 18h
LOCAL Teatro Alcione Nazareth

5 . OFICINA DE EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL 
A oficina tem o objetivo apresentar as vantagens, para o produtor cultural, de abrir uma empresa individual e as principais características da modalidade.
PROFESSOR ANDRÉ LOBÃO, HILDENÊ MAIA e SOCORRO ABREU (SEBRAE-MA)
CARGA HORÁRIA 2 HORAS
VAGAS 100
DATA 09 de setembro
HORÁRIO 16 às 18h
LOCAL Teatro Alcione Nazareth

 






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...