sexta-feira, 15 de julho de 2011

I Festival Lume de Cinema - Programação

A programação do I Festival Lume de Cinema segue hoje, 15/07,  a partir das 18:30, no Teatro Alcione Nazaré. Abaixo, segue a sessão 2, das 21h, cujas obras fazem parte da Mostra competitiva Internacional. Estejam presentes e aproveitem!!!

The Temptation of St. Tony - A tentação de Santo Antonio (2009)

Gênero: Drama
Diretor: Veiko Õunpuu
Duração: 110 min
Origem: Estônia/Filândia/Suécia
O diretor Veiko Õunpuu, baseado na obra de Bosch e outros pintores, retrata o tormento de um homem que começa a desenvolver uma profunda aversão em ser uma boa pessoa, confrontado os mistérios da meia-idade e da moralidade, ao mesmo tempo que vai perdendo a compreensão daquilo que um dia já foi na vida. Tony (Taavi Eelmaa) é um gerente de fábrica elegantemente vestido, com um olhar perdido e cheio de dúvidas. Na busca por compreensão, ele enterra o seu pai - que tem o velório ofuscado pelo capotamento de um carro, adota um misterioso cachorro preto, e na sequência mais surreal, visita um cabaré do submundo onde o excêntrico mestre de cerimônia, interpretado por Denis Lavant, realiza uma espécie de jogo onde o canibalismo prevalece. Como no filme anterior do diretor, Sügisball (Baile de Outono), situações extremas, parecem a propagação das crises pessoais e da angústia da modernidade.





Stanka Goes home – Stanka vai para casa (2010)

Gênero: Ficção
Diretor: Maya Vitkova
Duração: 15 min
Origem: Bulgária
Quando a Senhora Stanka Atanasova, uma mulher idosa e doente, ao entrar em seu prédio, descobre que o elevador não está funcionando. Stanka precisa usar as escadas para chegar ao nono andar e o que parece para a maioria das pessoas uma tarefa simples, torna-se um verdadeiro desafio para ela.


Rita (2010)        

                                  
Gênero: Aventura
Diretor: Fabio Grassadonia
Duração: 15 min
Origem: Espanha

Rita, uma garota de dez anos, sega desde seu nascimento, mora na vizinhança de Parlemo, à beira do mar. Teimosa e curiosa, sente-se frustrada por ter uma mãe superprotetora e ditatorial. O mundo claustrofóbico de sua casa é subitamente interrompido por uma misteriosa presença: um menino a correr, ferido, apavorado. O encontro entre os dois é muito enigmático. Graças ao seu novo amigo misterioso, ou talvez apenas graças à sua imaginação e coragem, Rita foge de casa e vai para a praia. Ela aprende a nadar e experimenta um breve momento de liberdade, que termina quando o encontro milagroso desaparece e ela se encontra sozinha no mar.




Submarino (2010) - Sessão 3 - 23:30


Gênero: Drama
Diretor: Thomas Vinterberg
Duração: 105 min
Origem: Dinamarca

Thomas Vinterberg ao lado de Lars Von Trier são adeptos do cinema sem moralismos, realista e inusitado. Baseado no livro de Jonas T. Bengtsson, Submarino tem um roteiro característico, cujos personagens principais são marcados por uma vida trágica de auto-destruição na própria juventude. A primeira cena, traumática, diga-se de passagem, exibe o choro de um bebê, presenciado por duas expressivas crianças, enquanto a mãe dos três está mais preocupada em achar a garrafa de vermute. Sem nenhum mistério, toda a trajetória dessas vidas em comum vai de encontro a atos ilícitos, drogas, alcoolismo, entre outros.



quarta-feira, 13 de julho de 2011

I Festival Lume de Cinema


O Festival Lume de Cinema chega a São Luís com a proposta de exibição de um circuito de filmes independentes reconhecidos e premiados no Brasil e no mundo afora. Serão 10 dias de plenitude cinematográfica, de 14 a 23 de julho, as amostras serão exibidas em vários espaços, como o Cine Praia Grande, no Centro Histórico, o Teatro Arthur Azevedo, além de outros espaços públicos. O Festival também promoverá sessões especiais, workshops, cursos, palestras e debates ministrados por profissionais da área. Haverá mostras competitivas de longas metragens, além de curtas, sendo estes nacionais e estrangeiros. O júri será composto de solenidades cinematográficas, críticos, cineastas e estudiosos de cinema, nacionais e internacionais. Alguns dos convidados presentes serão o cineasta do filme Lola, Brillante Mendonza, filme esplendoroso que iniciará o Festival em Sessão Oficial de abertura, além do cineasta Murilo Sales e da crítica de cinema Neusa Barbosa. Abaixo a lista dos filmes selecionados. Não perca!


MOSTRA COMPETITIVA BRASIL – LONGA METRAGEM

ALÉM DA ESTRADA

Brasil/Uruguai – 2010

Direção: Charly Braun

AVENIDA BRASIL FORMOSA

Documentário – 2010

Direção: Gabriel Mascaro

A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA

Ficção – 2010

Direção: Fabiano de Souza


OS MONSTROS

Ficção – 2011

Direção: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti

OS RESIDENTES

Ficção/Experimental – 2010

Direção: Tiago Mata Machado

TERRA DEU, TERRA COME

Documentário – 2010

Direção: Rodrigo Siqueira


MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL


SESSÃO ESPECIAL DE ABERTURA





LOLA

Filipinas – 2009 – 110 min.

Director:  Brillante Mendonza


Sinopse: Duas avós lidam com as consequências de um crime que envolve os seus respectivos netos – um é vítima, o outro suspeito. Frágeis e sem posses, terão de conseguir dinheiro para o enterro de um e para a fiança do outro. Tudo por amor aos netos.









MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS METRAGENS



DON´T BE AFRAID, BI / BI, DUNG SO! / NÃO TENHA MEDO, BI

Vietnã/ França/ Alemanha/ 91 min. / 2010

Director:  Phan Dang Di

DOOMAN RIVER / RIO DOOMAN

Coréia do Sul/ França / 2010 / 89 min.

Director: Lu Zhang

ALL THAT I LOVE / WSZYSTKO, CO KOCHAM / TUDO QUE EU AMO

Polônia / 95 min. / 2010

Director:  Jacek Borcuth

IF THE SEED DOESN´T DIE / DACA BOBUL NU MOARE / SE A SEMENTE NÃO MORRER

Romênia/Sérvia/Áustria / 2010 / 115 min.

Director:  Sinisa Dragin

NORBERTO APENAS TARDE

Argentina/Uruguai / 2010 / 89 min.

Director:  Daniel Hendler

OLIVER SHERMAN

Canadá / 2010 / 88 min.

Director:  Ryan Redford

SHELTER / PODSLON  / ABRIGO

Bulgária / 89 min. / 2010

Director:  Dragomir Sholev

THE MILL AND THE CROSS / O MOINHO E A CRUZ

Suécia / Polônia /92 min. / 2011

Director:  Lech Majewski

THE SALESMAN / LE VENDEUR  / O VENDEDOR

Canadá / 2011 / 107 min.

Director:  Sébastien Pilote

THE TEMPTATION OF ST. TONY / PÜHA TÕNU KIUSAMINE  / AS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÔNIO

Estônia / Filândia / Suécia / 2009 / 100 min.

Director:  Veiko Õunpuu

VENICE / WENECJA / VENEZA

Polônia / 110 min. / 2010

Director:  Jan Jakub Kolski

WHITE AS SNOW / NEVE

Turquia / 2011 / 88 min.

Director: Selim Gunes


MOSTRA OLHAR CRÍTICO – CRITICAL EYE SCREENING


TOTÓ

Itália – 2009 – 125 min.

Director:  Peter Schreiner

EL AMBULANTE

Argentina – 2010 – 105 min.

Director:  Eduardo de la Serra, Lucas Marcheggiano e Adriana Yurcovich

EL MEDICO – CUBATION STORY

Cuba – 2009 –  105 min.

Director:  Daniel Fridell

ATOMIC AND DISCO WAR

Estônia / Filândia – 2009 – 80 min.

Director:  Jaak Kilmi

PIT N. 8

Estônia / Ucrânia – 2010 – 95 min.

Director:  Marianna Kaat

METROBRANDING

Romenia – 2010 –  92 min.

Director: Ana Vlad, Adi Voicu



SESSÃO DE ENCERRAMENTO



ROAD TO NOWHERE / CAMINHO PARA O NADA

EUA – 2010 – 121 min.

Director:  Monte Hellman


SESSÕES ESPECIAIS

HIROSHIMA

Uruguai / Argentina – 2009 – 80 min.

Director:  Pablo Stoll

APNEA

Grécia – 2010 – 87 min.

Director:  Aris Bafaloukas

JUST BETWEEN US

Croácia – 2010 – Croácia/Sérvia/Eslovênia

Director:   Rajko Grlic


THREE / TRIÂNGULO AMOROSO

Alemanha – 2010 – 119 min.

Director:  Tom Tkywer






                                                                    













domingo, 3 de julho de 2011

Biutiful

O cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, já reconhecido em trabalhos anteriores, como Babel, 21 gramas e Amores Brutos, num intenso e profundo trabalho, Biutiful (2010), soube explorar a trama em que apresenta Uxbal (Javier Barden) como um ser cuja história é lastimável. A atuação magistral de Javier rendeu-lhe o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes. Pai de duas crianças, das quais possui a custódia, ele tenta conviver, embora de maneira arbitrária, com o desequilíbrio emocional da ex-esposa, Marambra, incapaz de assumir seu próprio papel de mãe. Além disso, o ponto inicial em que sua vida tem a intranquilidade ainda mais intensificada é delineado nas primeiras cenas da película, quando Uxbal descobre que tem um tipo de câncer terminal. Apenas alguns poucos meses lhe restam. Na vida profissional, o abalo também é demarcado a partir de então: Uxbal ganha a vida ilicitamente, através trabalhos com imigrantes ilegais, chineses e africanos, ele é um verdadeiro intermediário de negócios que tenta ao máximo evitar conflitos com a polícia, nem que para isso exista algum tipo de suborno. Em outros momentos, o personagem principal ostenta a função de ouvinte dos mortos, levando aos parentes mensagens que busquem algum tipo de redenção. Nesse momento, é impressionante como Iñarritu descasca e revela um bairro humilde da Catalunha, com tantos detalhes. A todo instante, as borboletas estão presentes na vida de Uxbal, como se acompanhassem suas atitudes, seus anseios num momento tão delicado pelo qual passara, a cada passo, até o último deles. Elas se fazem tão presentes, que Uxbal chega a se surpreender ao olhar para o teto, nos últimos momentos da trama. A sobrevivência se insere na vida de Uxbal como um alívio, um caminho pelo qual deverá lutar até que seus dias derradeiros reconheçam nele toda a sua resistência divina. É um verdadeiro exemplo de vida para um mundo contemporâneo e imediatista, uma reflexão iminente para todos. Assistir a Biutiful causou-me um turbilhão de sensações, inclusive a de plenitude, quando a nossa vida adquire um sentido egóico. Basta olharmos para o lado e tudo há de ser desvendado. Uxbal é um exemplo grandioso de superação e bondade. Filme esplendoroso! Confiram a trilha sonora abaixo, com o link para download!


 
Soundtrack List

01. Blak Butterflies by Gustavo Santaolalla
02.
Rein by Gustavo Santaolalla
03. Kat’s Gut by Gustavo Santaolalla
04. Wud Box by Gustavo Santaolalla
05. Negrosantolallismo by Gustavo Santaolalla
06. Como te extraño mi amor by Café Tacvba
07.
Raval by Gustavo Santaolalla
08. Floid by Gustavo Santaolalla
09. As It Chud Be by Gustavo Santaolalla
10. Meditacion#9 by Sebastien Escofet
11. Shudder/King Of Snake (Album Version) by Underworld
12. Lait by Gustavo Santaolalla
13. The Beech by Gustavo Santaolalla
14. Epilogue by Gustavo Santaolalla
15. Ravel: 2 Adagio Assai (Piano Concerto in G) by Zoltán Kocsis, Budapest Festival Orchestra, Iván Fischer
16. Almost Eir (Remix by Sebastien Escofet) by Gustavo Santaolalla
17. Seedz by Gustavo Santaolalla
18. Maler (Arranged by Osvaldo Golijov) by Gustavo Santaolalla
19. But…Guai? by Gustavo Santaolalla
20. Davis by Gustavo Santaolalla
21. …And It Mooves by Gustavo Santaolalla
22. Gedeik by Gustavo Santaolalla
23. Tin Can Gitar by Gustavo Santaolalla
24. Migraine by Gustavo Santaolalla
25. Almost Agein by Gustavo Santaolalla
26. Elegiac by Gustavo Santaolalla






































OFICCIAL TRAILLER


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...