sexta-feira, 15 de julho de 2011

I Festival Lume de Cinema - Programação

A programação do I Festival Lume de Cinema segue hoje, 15/07,  a partir das 18:30, no Teatro Alcione Nazaré. Abaixo, segue a sessão 2, das 21h, cujas obras fazem parte da Mostra competitiva Internacional. Estejam presentes e aproveitem!!!

The Temptation of St. Tony - A tentação de Santo Antonio (2009)

Gênero: Drama
Diretor: Veiko Õunpuu
Duração: 110 min
Origem: Estônia/Filândia/Suécia
O diretor Veiko Õunpuu, baseado na obra de Bosch e outros pintores, retrata o tormento de um homem que começa a desenvolver uma profunda aversão em ser uma boa pessoa, confrontado os mistérios da meia-idade e da moralidade, ao mesmo tempo que vai perdendo a compreensão daquilo que um dia já foi na vida. Tony (Taavi Eelmaa) é um gerente de fábrica elegantemente vestido, com um olhar perdido e cheio de dúvidas. Na busca por compreensão, ele enterra o seu pai - que tem o velório ofuscado pelo capotamento de um carro, adota um misterioso cachorro preto, e na sequência mais surreal, visita um cabaré do submundo onde o excêntrico mestre de cerimônia, interpretado por Denis Lavant, realiza uma espécie de jogo onde o canibalismo prevalece. Como no filme anterior do diretor, Sügisball (Baile de Outono), situações extremas, parecem a propagação das crises pessoais e da angústia da modernidade.





Stanka Goes home – Stanka vai para casa (2010)

Gênero: Ficção
Diretor: Maya Vitkova
Duração: 15 min
Origem: Bulgária
Quando a Senhora Stanka Atanasova, uma mulher idosa e doente, ao entrar em seu prédio, descobre que o elevador não está funcionando. Stanka precisa usar as escadas para chegar ao nono andar e o que parece para a maioria das pessoas uma tarefa simples, torna-se um verdadeiro desafio para ela.


Rita (2010)        

                                  
Gênero: Aventura
Diretor: Fabio Grassadonia
Duração: 15 min
Origem: Espanha

Rita, uma garota de dez anos, sega desde seu nascimento, mora na vizinhança de Parlemo, à beira do mar. Teimosa e curiosa, sente-se frustrada por ter uma mãe superprotetora e ditatorial. O mundo claustrofóbico de sua casa é subitamente interrompido por uma misteriosa presença: um menino a correr, ferido, apavorado. O encontro entre os dois é muito enigmático. Graças ao seu novo amigo misterioso, ou talvez apenas graças à sua imaginação e coragem, Rita foge de casa e vai para a praia. Ela aprende a nadar e experimenta um breve momento de liberdade, que termina quando o encontro milagroso desaparece e ela se encontra sozinha no mar.




Submarino (2010) - Sessão 3 - 23:30


Gênero: Drama
Diretor: Thomas Vinterberg
Duração: 105 min
Origem: Dinamarca

Thomas Vinterberg ao lado de Lars Von Trier são adeptos do cinema sem moralismos, realista e inusitado. Baseado no livro de Jonas T. Bengtsson, Submarino tem um roteiro característico, cujos personagens principais são marcados por uma vida trágica de auto-destruição na própria juventude. A primeira cena, traumática, diga-se de passagem, exibe o choro de um bebê, presenciado por duas expressivas crianças, enquanto a mãe dos três está mais preocupada em achar a garrafa de vermute. Sem nenhum mistério, toda a trajetória dessas vidas em comum vai de encontro a atos ilícitos, drogas, alcoolismo, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...