terça-feira, 15 de novembro de 2011

Wings of Desire - City of Angels

Do latim, angelus, mensageiro, os anjos são seres celestiais, dotados de uma beleza delicada e de um forte brilho, além de representarem inocência e virtude. São muito bem representados em obras cinematográficas, tais como “Asas do Desejo” (Wings of Desire) e “Cidade dos Anjos” (City of Angels). De 1987, o primeiro se remete ao pós-guerra, em Berlim. Dois anjos vagam pela cidade, invisíveis aos mortais, leem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Contudo, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um ser mortal, cuja percepção do mundo não se limite à imortalidade. Tocar, sentir o mar aos seus pés, o gosto, o cheiro, a dor, onde cada motivação sinestésica não se resuma a um segundo, mas se eternize na mortalidade. Amar o outro se torna limitado sem que isso seja sentido. Assim, em “Cidade dos Anjos" (1998), Seth (Nicolas Cage), conduzido à Terra para o resgate de um paciente pronto para fazer passagem, apaixona-se por uma médica Meg (Meg Ryan), a qual perde o paciente na mesa de cirurgia e sofre por não conseguir lidar com a frustração. Seth decide assumir a mortalidade ao lado de Meg, com todas as prováveis e supreendentes consequências. O mais interessante na película é perceber o quanto pequenos detalhes e prazeres são, em alguns momentos, ignorados por nós, em decorrência do ritmo, da velocidade a qual somos submetidos todos os dias, ou mesmo do estado anestésico em que nos encontramos: o simples olhar ao pôr-do-sol, o mergulho no mar, sentir o calor do sol, o toque por entre os dedos, a dor, até o sangue que escorre e estanca, são sensações dignas de um ser mortal, muito embora pareçamos ineficientes ao ponto de sentir-las com plenitude. Acredito que por mais simples que seja, essa deva ser uma busca diária, a todo momento, a cada suspiro.



City of Angels soundtrack list

1. If God Will Send His Angels / U2
2. Uninvited / ALANIS MORISSETTE
3. Red House / JIMI HENDRIX
4. Feelin` Love / PAULA COLE
5. Mama, You Got a Daughter / JOHN LEE HOOKER
6. Angel / SARAH MCLACHLAN
7. Iris / GOO GOO DOLLS
8. I Grieve / PETER GABRIEL
9. I Know / JUDE
10. Further On Up The Road / ERIC CLAPTON
11. An Angel Falls / GABRIEL YARED
12. The Unfeeling Kiss / GABRIEL YARED
13. Spreading Wings / GABRIEL YARED
14. City Of Angels / GABRIEL YARED










O video abaixo não faz parte da trilha sonora do filme “Cidade dos Anjos”, uma falta lastimável já que “Stay, far away, so close” simplesmente traduz com perfeição as palavras que se remetem a um anjo.  A figura do mesmo é retratada durante todo o clipe, como sinônimo de confiança, segurança companheirismo e zelo. Simplesmente perfeito!


"Luzes vermelhas, manhãs cinzas
Você desvia de todos no chão
Um vampiro ou uma vítima
Isto depende de quem está em volta
Você acostumou ficar na vigília oposta
Você podia sincronizar lábios para contar
E se você enxerga, você enxerga através de mim
E quando você fala, isto não é para mim
E quando eu toco você, você não sente nada
Se eu pudesse ficar então a noite abandonaria você
Fique e o dia manteria esta confiança
Fique e a noite se manteria viva
Distante, tão perto..."

2 comentários:

  1. parabéns pelo blog. coisas muitos boas por aqui. já escutou as trilhas de alex beaupain?

    são muitos boas.

    adorei encontrar as músicas dos filmes que já assisti. muitas ficam na nossa cabeça. abç.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Seja sempre bem-vindo! Adorei a sugestão da trilha sonora, tenho certeza que não me desapontarei. Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...