segunda-feira, 12 de julho de 2010

Before Sunrise - Before Sunset

Antes do amanhecer (1995) é uma obra unânime, quase indescritível pelo fato de ser tão realista e paradoxalmente apaixonante. Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conhecem em um trem a caminho
de Paris. Ambos são jovens, idealistas e sonhadores, mas ao mesmo tempo céticos e críticos. Após algumas poucas palavras trocadas, Jesse faz um convite a Céline a descerem em Viena e passarem o dia juntos. Uma  oportunidade perfeita que se concretizou após um tour pela cidade que não se resumiu apenas ao turismo, temas diversos foram discutidos como relacionamentos modernos, destino, sexo e livre arbítrio.
Todo esse envolvimento entre Jesse e Celine e as ideias expostas por eles só estreitam a relação de quem sente e observa a trama como um quadro que se movimenta e que reflete como um espelho. É o ponto em que o filme se mostra esplêndido e instigante do início ao fim.
A despedida é inevitável, e, na estação, é proposto que se encontrem novamente após exatos 6 meses, no mesmo lugar. Destinos traçados, sem uma simples troca de telefones ou mesmo de sobrenomes, despedem-se com a promessa de um breve encontro. O que de melhor se abstrai do fim é a sensação de dúvida quanto ao re-encontro, se relmente ele foi concretizado ou não... deixo, ao fim dos meus comentários, um poema lindíssimo que pessoalmente me chamou muito a atenção, quando palavras são dadas aleatórias a um poeta e ele constrói um poema. Nada mais se espera de um andarilho... o resultado é simplesmente emocionante.
Daydream delusion, limousine eyelash
Oh baby with your pretty face
Drop a tear in my wineglass
Look at those big eyes
See what you mean to me
Sweet-cakes and milkshakes
I'm a delusion angel
I'm a fantasy parade
I want you to know what I think
Don't want you to guess anymore
You have no idea where I came from
We have no idea where we're going
Lodged in life
Like branches in a river
Flowing downstream
Caught in the current
I carry you
You'll carry me
That's how it could be
Don't you know me? Don't you know me by now?
                                                                                                              By - David Jewell






























Soundtrack List - Before Sunrise - Before Sunset

1. Je T'aime Tant - Julie Delpy

2. Living Life - Kathy McCarty
3. A Waltz for a Night - Julie Delpy
4. Andante - Laurence Dreyfus/Ketil Haugsand
5. Dido And Eneas Overture -The Scholars Baroque Ensemble
6. An Ocean Apart - Julie Delpy
7. Come Here - Kathy Bloom
8. Varianto 25 - Igor Kipnis
9. The Human Pump - Harald Waiglein
10. Dancing With Da Rat - Loud
11. Trapeze - Lou Christie
12. Vienna blood - Johann Strauß
13.Concerto In B Flat Major For Violin And Oboe With Ripieno Strings, RV 358 - Antonio Vivaldi
14. Sonata No. 8 In C Minor, Opus 13 ("Pathetique"), Rondo; Allegro - Ludwig van Beethoven

Download - http://www.mediafire.com/?7xrghnamjye




*Faixa Just in time , de Nina Simone - http://rapidshare.com/files/140450750/Nina_Simone_-_Just_In_Time__Before_Sunset_Soundtrack__-_02_-_Live_In_Paris.mp3





Antes do Pôr-do-Sol (2004) é uma sequência que ocorre após 9 longos anos. Jesse e Celine voltam a se re-encontrar, quando esta tem conhecimento do livro de sucesso lançado por Jesse(Ethan Hawke), revivendo justamente o que aconteceu na noite em que passou com Celine (Julie Delpy) em Viena. O re-encontro entre os dois acontece em uma tarde em Paris, quando Jesse concedia reportagens sobre o seu romance em uma livraria. O pouco tempo de que dispõem, uma tarde, é suficiente para rememorar os sentimento perdidos que voltam à tona. Aqui, os personagens parecem mais vividos, mais experientes e o grande diferencial é que Jesse e Celine não estão se apaixonando e sim se re-descobrindo, discutindo sentimentos e, na sequência mais forte do longa, desabafando novas sensações. O roteiro tem um teor de brilhantismo por exibir na abertura do filme os locais por onde o casal irá passar ao longo da história até seu possível desfecho, o que ocorre de maneira inversa ao fim da primeira sequência da trama, em Antes do Amanhecer, pois o diretor e roteirista Richard Linklater exibe os locais em Viena por onde os personagens passaram. O clima de expectativa e tensão é contínuo, pois se remete à ideia de que os dois ainda se mantêm perfeitamente conectados, apesar de discutirem em diálogos às vezes mais que calorosos, tudo isso em uma única tarde. Eles dispõem de algumas poucas horas para fechar a lacuna aberta no tempo das lembranças. Se o peso do sentimento é decarregado somente no momento final da segunda sequência do longa, pode-se dizer que vale a pena esperar para ver. Dois momentos são brilhantes: A waltz for a night é um deles, uma pequena valsa é tocada por Celine que admite tê-la composto para Jesse, além de Just in Time, à voz de Nina Simone, que Celine imita com perfeição. É uma letra primorosa que em muito tem em comum com esse momento. Por mais que não se espere o óbvio, uma explosão de sentimentos é esperada ao fim dessa belíssima obra, lágrimas não serão suas companheiras, mas um breve e agradável suspiro será quase que inevitável, a satisfação de uma continuação é perfeita por ser tão real e tão bem executada.

4 comentários:

  1. Eu chorei quando ela tocou a waltz for a night, e eu quase não choro vendo filmes.

    ResponderExcluir
  2. É linda waltz for a night... tb amei...

    ResponderExcluir
  3. Mas gente :o tenho uma amiga que ama assistir esses filmes meio hipsters, pode ser que eu proponha pra ela! Mas confesso que fiquei BOLADA ao saber que o fim do primeiro filme deixa a dúvida do reencontro. Se eu assistisse sem saber, ficaria revoltada!!! Aí vi que tinha uma continuação, pelo menos. Mas eles não ficam juntos? :(

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe me dizer a cena que toca Varianto 25 , adorei o filme mais fiquei o tempo todo esperando ouvir Variações goldberg e não sei qual a cena.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...